quarta-feira, 22 de julho de 2009

Reencarnação: Visão católica

A Igreja Católica costuma ser direta quando o assunto é reencarnação. Simplesmente não acredita na teoria porque não há referência direta dela na Bíblia. A explicação dos católicos para a vida após a morte é a ressurreição, que é a elevação do espírito.
Para o catolicismo, uma crença contradiz a outra sendo apenas semelhantes em relação a fé .
A reencarnação, segundo os católicos é uma idéia mais consoladora porque dá a certeza às pessoas que acreditam nela de que vão poder voltar e corrigir os erros. É uma teoria de auto-suficiência, na qual o próprio espírito se aperfeiçoa, através do próprio esforço. Diferente da crença católica que prega que o espírito deve se redimir de seus pecados após a morte sendo julgado pelos seus atos.


O que você acha sobre a reencarnação na visão católica? Concorda? Deixe seu comentário ou envie um depoimento para depoimentosavolta@gmail.com .


13 comentários:

  1. Por diversos estudos, livros e artigos (ex: kardecismo), pode-se concluir que a ressureição e reencarnação existem, mas essas, são somente de espírito e não da matéria/corpo.
    Para a igreja católica, nada disso existe, pois os cristãos em geral, só se baseiam nos escritos da bíblia. Mas, na própria bíblia, diz que Jesus falou aos apóstolos : "Eu tenho mais coisas a contar para vocês dos mistérios de Deus, mas não posso dizê-los agora, pois vocês não estão à altura de entendê-los ou comprendê-los."
    Portanto, a bíblia não se atualizou com a mudança dos tempos e surgiu, a partir daí, a ciência da luz (espiritismo kardecista), que conseguiu descobrir esses mistérios e entendê-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por sua definição! A todas as religiões foi dado conhecer uma fatia da verdade. Mais infelizmente a parte humana das religiões ainda permanecem atrasadas e acaba gerando toda essa polêmica. Ao meu ver RESSUREIÇÃO, é o ressurgimento da carne, o que cientificamente é impossível, já a REENCARNAÇÃO, é o retorno do ESPÍRITO à vida terrena, para continuar o seu aperfeicoamento.

      Excluir
  2. Bom, levando-se em conta, naturalmente, a limitação de conhecimento de cada um, temos um adversário muito potente, neste caso da Igreja Católica: interesses e conveniências! É a religião que mais manipulou e ainda manipula o povo e suas mentes! Tenho informações interessantes, inclusive através do site do estigmatizado Buongiovanni que explica e disponibiliza informações em seu site, dizendo que no tempo da "santa" inquisição o papa da época mudou a nomenclatura de reencarnação para ressurreição, para combater a interferência espírita que estava surgindo. Isso, acho que em meados dos anos 450 d.C. A I.Católica logicamente tenta deturpar a verdade natural do espírito e até faz Deus parecer o que não é: Juiz!!!! Isso não existe! Eu tenho uma longa trajetória de leituras sérias, estudos, procuro a verdade muito seriamente e questiono fundamentalmente afirmações e respeito muito meu instinto, intuição e minha alma e tem dado certo! Eu li o Viagem de uma Alma, e penso que o "A volta" seja agregador e reforce muito o precisamos fortalecer em nós: a verdade do espírito e da vita eterna e da maravilha de Deus em NOS ENSINAR E NOS CORRIGIR. Deus é tudo e somos tudo em Deus... Eu não compartilho mais das mentiras católicas. Sou cautelosa e gostei muito do conteúdo da Trilogia do Conversando com Deus do Neale Donald Walsch, eu sinto nele uma coerência que vem de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Assim como você pegou uma passagem da Bíblia que diz que Jesus não disse mais dos mistérios de Deus aos apóstolos porque eles não compreenderiam eu posso dizer que o mesmo Jesus disse que ao homem estava destinado morrer apenas uma vez e logo após vem o juízo.
    Oras, quando você não ora pedindo auxílio ao Espírito Santo para revelar a Palavra, realmente nós nos confundimos.
    Nesta passagem onde Jesus disse que ainda não estavam prontos para compreender certos mistérios de Deus, Ele quis falar sobre sua morte na cruz. Os apóstolos realmente não entenderiam muitas coisas do Reino, pois quem dá o entendimento é o Espirito Santo e quando Jesus estava na Terra, o Esírito Santo não havia diso derramado sobre toda a carne. Mas após sua RESSURREIÇÃO, o Espi´rito Santo foi derramado sobre os apóstolos que a partir daí começaram a entender o própósito da vida e aí sim foram pregar o evangelho a toda criatura.
    Amados saiam dos enganos.
    Vocês realmente não percebem que tudo que vai contra a plavara de Deus é para nos afastar dele e fazer acreditar que podemos nos salvar sem a Graça de Deus????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certissimo caro Fernando, que vc cresça na graça e que o Espirito Santo te dê as forças necessárias pra continuar nessa caminhada rumo a vontade do Pai!
      Shalom!

      Excluir
    2. Meu irmão, só se morre uma vez a carne, agora o Espírito é Eterno, e assim como o Planeta está em constante Evolução. Vc se sentiria em paz se apesar de todos os seus esforços um filho (biológico) seu morresse em condições criminosas e fosse condenado ao fogo do inferno, como prega a maioria das denominações evangélicas??? Precisamos buscar compreender a Bíblia e não apenas le-la como se estivéssemos lendo um folhetim qualquer. Parece que as pessoas tem medo da verdade e fogem do verdadeiro entendimento.

      Excluir
  4. Carlos Ribeiro disse:

    DEUS, Intelência Suprema, Absoluta, Criador de todos os seres vivos e de todas as coisas do Universo, nos deu a coisa mais maravilhosa que existe, o Livre Arbítrio.
    Ressureição e/ou Reencarnação são apenas palavras que cada pessoa interpreta como bem entender ou interessar, portanto Caríssimos Irmãos, sigamos os numerosos exemplos do Mestre dos Mestres, JESUS o Cristo, pratiquemos o bem, a caridade, o perdão, a humildade, o companheirismo, não julguemos, pois todos fazemos parte de uma imensa família de terráqueos, e habitamos a mesma casa, a Terra, somos todos abençoados pelo mesmo PAI.

    Que a PAZ do SENHOR DEUS esteja com todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Prof. Carlos, faz de minhas palavras a suas palavras,concordo,Jesus,não veio para separar as pessoas,Ele veio trazer a vida eterna e ensinar a caridade,o amor ao próximo.

      Excluir
  5. Falou com muita propriedade Prof. Carlos, se todos seguissem os ensinamentos de Jesus não importa o resto...Todos estaremos salvos!!!

    ResponderExcluir
  6. ACREDITO NA MISERICÓRDIA DEUS E NA SUA JUSTIÇA DIVINA, CREIO QUE A REENCARNAÇÃO É UMA FORMA QUE DEUS PODE USAR PARA APLICAR A SUA DIVINA SABEDORIA ! PROFESSOR : JOÃO ALBERTO DA SILVA ( JOÃO NATUREZA) facebook.com/joão.natureza

    ResponderExcluir
  7. A Reencarnação, até onde eu entendo, não é como já vi escrito pelos que desconhecem este assunto um "eterno ciclo de vida terrena". É por assim dizer uma oportunidade de se aperfeiçoar, espiritualmente falando, dada por Deus a todos os seus filhos. Quando o Espírito já atingiu um dado grau de evolução, ele não precisa mais voltar ao mundo de expiação que é o planeta Terra. Ele então irá para um mundo mais evoluído que o nosso, onde não mais predominará a matéria, portanto não haverá mais o sofrimento material. Segundo o Espiritismo o destino do Espírito é evoluir sempre até se tornar etéreo, luz, apenas luz. Só há um meio de se atingir este estágio espiritual: evoluir, evoluir sempre. (visão Espírita)Elisa Dufrayer.

    ResponderExcluir
  8. Acho bobagem as pessoas caçarem chifre na cara de cavalo ao discutirem esse assunto por dois motivos :

    primeiro: a bíblia canônica, costurada pela igreja católica corrobora o Deus cristão adorado pela maioria das igrejas que tem a bíblia como livro principal .

    É claro que há exceções como igrejas que não acreditam que Jesus Cristo seja deus, ou o Espírito Santo. Contudo o principal é que essa bíblia canônica nunca admitirá a reecarnção e muito menos homossexualismo(eu disse 'ismo' de propósito não como doença e sim condição natural. Quem pensa o contrário está sendo desonesto e deseja deturpar os textos (infelizmente essa é a verdade)

    Segundo : a bíblia canônica não é o conjunto de TODOS livros deixados por aqueles que supostamente ouviram os escritos dos apóstolos ou dos que estiveram ligados à eles.

    Logo acho que vcs devem continuar buscando esses materiais e as suas literaturas que corroboram as suas crenças, até porque não é uma bíblia que contrói uma religão.

    Se isso fosse verdade, a igreja Católica não adoraria imagens e nem tão pouco exigiria o celibato de seus líderes pois estas praticamente são explicitadamentes contrárias aos escritos da Bíblia canônica.

    ´Portanto é importante cada um continuar com o seu caminho na paz.

    ResponderExcluir
  9. DEUS e único,e todas as nossas duvidas serão respondidas pela Morte. sou ESPIRITA kardecista e creio na vida apos a morte e no nascer,crescer,viver,morrer e progredir sempre!

    ResponderExcluir